Você está aqui : Home > Notícias > Manteiga Ghee: opção saudável para...
17/08/2017

Manteiga Ghee: opção saudável para substituir a tradicional manteiga

O ghee é mais uma alternativa de consumo entre as manteigas e creme vegetais, contém traços de lactose e proteína do leite, principalmente as confeccionadas em casa

Compartilhe:



A procura por alimentos mais saudáveis cresce a cada dia e com isso surgem novas opções de iguarias. A manteiga ghee, por exemplo, vem se tornando um item indispensável no cardápio de pessoas adeptas a alimentação saudável e equilibrada. Segundo a nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, a ghee, mais conhecida como manteiga clarificada ou purificada é uma fonte de gordura láctea anidra obtida através do processo de aquecimento a 100° graus para remover o teor de água por ebulição e evaporação. “Depois disso, ocorre à filtração dos sólidos (proteínas totais, principalmente, a caseína, gordura e lactose) de leite precipitados”, complementa a nutricionista.

De acordo com Patrícia Cruz, o processo de purificação ocorre para retirar os sólidos presentes na composição. A manteiga Ghee apresenta de 45% a 65% de gordura saturada e 32% de gordura monoinsaturada, além de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. “Na manteiga tradicional também encontramos a gordura saturada, água, proteínas, lactose e vitaminas lipossolúveis”, informa a nutricionista. A principal diferença entre as duas manteigas é que a ghee apresenta menos quantidade de lactose (proteína do leite de vaca, mas, que também pode ser feita a partir do leite de búfala) e contém menos teor de sódio comparado com a manteiga tradicional. Os intolerantes à lactose não devem consumir o produto.

A manteiga ghee é fonte de gordura saturada e apresenta em torno de 100 kcal a cada 1 colher de sopa, o valor calórico é semelhante a manteiga tradicional. “No processo de clarificação, por exemplo, é retirado somente água e uma pequena quantidade de lactose e proteína, porém a quantidade de gordura permanece da mesma forma”, explica Patrícia. A recomendação de consumo é de até 7% do total de calorias diárias.

A ghee contém vitaminas A e E que são potentes antioxidantes para combater os radicais livres. Além disso, não possui glúten na formulação. “Outra função da vitamina A é melhorar a acuidade visual”, conta Patrícia. Alguns estudos realizados pela especialista afirmam que a manteiga ghee apresenta a composição de ácidos graxos saturados, monoinsaturados, poli-insaturados e colesterol similares ao da manteiga tradicional.

Os ácidos graxos saturados se relacionam a elevação do colesterol e triglicérides que aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Já os ácidos graxos insaturados apresentam ‘papel protetor’. Patrícia ressalta que a manteiga ghee é apenas mais uma alternativa saudável por apresentar menor teor de alguns nutrientes e sódio. “Esse alimento também pode ser utilizado em preparações de doces ou salgados”, conclui a nutricionista comportamental Patrícia Cruz.

Mais sobre Patrícia Cruz
Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Cruz, faz parte do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). Ela é especialista sobre nutrição e transtornos alimentares, adulto e infantil, atua como Personal Diet e é palestrante em cursos de pós-graduação.
Fanpage:
Instagram: @patycruznutri

FONTE: Visão Estratégica Comunicação








Comente esta notícia