Você está aqui : Home > Notícias > Alho negro possui processo de...
01/10/2014

Alho negro possui processo de produção rigoroso

Alho negro: o alimento que tem conquistado os brasileiros previne o câncer passa por cuidadoso controle de qualidade

Compartilhe:



Para se transformar no alho negro que tem conquistado os brasileiros pelo sabor, o alho in natura (fresco) passa por um processo de fermentação e envelhecimento, e depois é mantido a uma temperatura de aproximadamente 65º C. O resultado deste processo não é apenas sua coloração escura, mas também uma nova textura e sabor adocicado. Apesar de aqui ser muito utilizado na gastronomia, o alimento é considerado um remédio natural por causa de suas propriedades antioxidantes, além de prevenir o câncer e outras doenças como hipertensão, mau colesterol, triglicérides, etc.

Um produto com características tão importantes deve passar, necessariamente, por um processo rígido de controle de qualidade, que abrange desde a plantação das melhores sementes, a seleção dos bulbos colhidos que serão fermentados, até a embalagem e seu transporte final. Desta forma, é possível assegurar sobre sua procedência e manter as particularidades e nutrientes da especiaria.

“A garantia sobre sua origem é essencial para a segurança alimentar, e é difícil produzir um produto de qualidade sem saber sobre a origem, principalmente se levarmos em conta que somente 30% do alho que consumimos é produzido no país”, afirma Fernando Kondo, agrônomo pela Universidade Agrícola de Tóquio e pessoa responsável por administrar o Alho Negro do Sítio. A família Kondo possui mais de 30 anos de experiência no cultivo do alho roxo, preocupando-se sempre em manter uma qualidade premium, e desde 2010 produz o alho negro 100% nacional, sem o uso de qualquer aditivo químico no processo de fermentação.

Para Fernando Kondo, a parte essencial para a produção do alho negro é a classificação do alho in natura que irá passar pelo processo de fermentação, pois assim é possível conseguir um resultado de maior qualidade, mas enfatiza que a escolha das sementes para o plantio e o preparo do solo também são fundamentais. “Nós acreditamos que o processo começa muito antes ao selecionar a melhor semente para o plantio, e também no preparo de solo com adubação verde, cobertura morta, composto orgânico e tratos culturais apropriados para a sua propriedade”, explica.

Para conhecer mais sobre o Alho Negro do Sítio, acesse

FONTE: estilo press








Comente esta notícia