Você está aqui : Home > Notícias > Carta de drinks do Anexo São Bento...
29/08/2014

Carta de drinks do Anexo São Bento presta homenagem à boemia paulistana

Criações do mixologista Rafael Mariachi levam nomes de personagens e locais dos anos dourados

Compartilhe:




Carta de drinks do Anexo São Bento presta homenagem à boemia paulistana
Carta de drinks do Anexo São Bento presta homenagem à boemia paulistana

Há mais de 60 anos, a vida noturna de São Paulo é uma das mais - se não a mais - agitada do país. E mesmo nunca caindo de moda, a boemia vai passando por modismos. Antigamente, o centro velho era o local onde se encontravam quase todas as casas comerciais da pequena cidade de São Paulo. A descentralização rumo à região sudoeste se deu somente nos dourados anos 50, em que os bares e boates dos hotéis eram referência obrigatória.

Com a proposta de resgatar o espírito boêmio daquela época, o Anexo São Bento, localizado no interior do Boteco São Bento Itaim Bibi, lança sua nova carta de drinks, que faz uma homenagem a nomes de personagens e locais dos anos dourados.

A nova carta é dividida em cinco partes: “Canções da Garoa”, “Artistas da Paulicéia”, “Os Endereços da Boêmia”, “Cine G&T” e “E O Vento Levou”, cada uma com características diferentes.

Todas os drinks foram elaborados pelo mixologista Rafael Mariachi, que faz questão de usar a criatividade em seus coqueteis artesanais, trazendo o frescor dos sabores extraídos de matérias-primas brasileiras e elementos internacionais.

Canções da Garoa

É uma homenagem a todas as músicas que marcaram época na cidade. O drink “Saudosa Maloca” foi feito para aqueles que gostam de coqueteis amargos e herbais, levando cachaça envelhecida em carvalho, Xarope de Cabernet e Angustura. Já o “Fascinação” é bem leve e provoca um explosão de sabores - e traz Vodka Ketel One Citroen, Licor Poire Williams, Chá Roibbos, Xarope de Champagne Anexo e limão siciliano. Outros drinks que fazem parte dessa seção são o “Ronda” e o “Conceição”.

Artistas da Paulicéia

Tributo aos grandes artistas paulistanos e migrantes que se tornaram ídolos na terra da garoa. Entre eles, o “Jeca Tatu”: Mazaroppi, que fazia seus filmes sozinho, é reverenciado com um coquetel recheado de sabores brasileiros. (Ypióca 160, Cajuína Orgânica, Suco de Limão, Mariachi Bitter de cacau e crosta de flor de sal).

O “Inezita Oak” homenageia Inezita Barroso, a rainha da música caipira e uma das maiores folcloristas do país usando uma cachaça com toques modernos. O drink leva cachaça com infusão de carvalho, suco de limão, xarope de maple, clara de ovo e Peychaud Bitter). Outros drinks que seguem pelo mesmo caminho são: “Adoniran”, “Metralha Sour”, “Galhardo”, “Sparkling Roulien”, “Gonzagão”, “Rainha da Noite”, “O Trem da Garoa” e “Genésio Arruda”.

Os endereços da boemia

Nos anos dourados, vários foram os locais que levavam diversão aos paulistanos e que fizeram história. Se você não conhecia, vale a pena conhecer com essa seção de coquetéis que fizeram sucesso no primeiro cardápio do Anexo São Bento. O destaque fica para o “Paribar”: um dos bares mais elegantes e que reunia as pessoas mais importantes da cidade. O célebre bar italiano do Centro é homenageado em uma versão do clássico Negroni. (Gin, Cynar, Martini Bianco, Ginger Ale Anexo e espumante). Os drinks “Cabaré Imperial”, “Ponto Chic Spritz” e “A Baiuca” também fazem parte desse tema.

Cine G&T

Além de um bom drink, o cinema também era obrigatório na tradicional noite paulistana. Esta parte da carta faz uma homenagem aos principais endereços da capital.

O “Marrocos”, em referência ao cinema, que nesta época só permitia homens engravatados, traz o luxo do Gin Tônica artesanal, com Gin Tanqueray, Água Tônica Artesanal Anexo aromatizada com casca de tangerina e hibisco. Já o “Clipper”, e homenagem a um famoso cinema na Freguesia do Ó, traz Gin escocês, água tônica, fatia de pepino e pétalas de rosa. Os drinks “Bijou”, “Cinespacial”, “Universo”, “Cairo” e “Niterói” são outras criações sobre os teatros da cidade.

E O Vento Levou

É uma seleção de clássicos inesquecíveis que podem ser encontrados no Anexo São Bento. Entre os principais estão Aperol Spritz, Apple Martini, Bellini, Dry Martini, Horse’s Neck, Margarita, Manhattan, Mojito, Moscow Mule, Negroni, Old Fashioned, Pisco Sour e Whiskey Sour e Scoffe Law.

Para finalizar, a carta ainda traz shots, como o “B-52”, com licor de café, Baileys e Cointreau e o “Irish Flag”, com creme de menta, Cointreau e Jameson e o Anexo Back Shot, para quem quer pegar mais leve no shot. Ou o Ak47 para aqueles que apreciam um shot mais agressivo. Outro destaca, sob influência europeia, é o Nick Bar, servido em uma pequena chaleira, à base de Hendricks, Xarope de Pepino e Chá de Camomila. Serve até quatro pessoas (R$ 90).

Há também no cardápio as tradicionais caipirinhas e caipiroskas, com cachaça, vodca e saquê.

Sobre Rafael Mariachi
Rafael Mariachi é o mixologista que está à frente do Anexo São Bento, localizado no Boteco São Bento. Com 13 anos de experiência em coquetelaria, já teve passagem pelo P.J. Clarke’s, como barchef e foi consultor de bares na Agência Drink Lab, tendo responsabilidade sobre cardápios premiados em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Em 2009 ficou entre os dez colocados na etapa sul-americana do campeonato Bols Around the World. Três anos depois conquistou o campeonato brasileiro e vice-campeonato sul-americano da marca. Ainda em 2012, faturou o segundo lugar no Mojito Masters, promovido pela Bacardi.
No comando do Anexo São Bento, Rafael conquistou o bicampeonato brasileiro Bols Around the World 2013 e criou drinques que já entram para a lista de mais pedidos da casa.

Serviço
Bar Anexo São Bento
Rua Leopoldo Couto Magalhães Jr., 480, Itaim Bibi. Tel.: (11) 3074 4389
Horário de funcionamento: De terça a quinta das 18h até o último cliente, sexta e sábado das 17h até o último cliente, domingo das 16h até o último cliente
Capacidade: 480 lugares


FONTE: Idearia








Comente esta notícia