Você está aqui : Home > Notícias > Cogubras inova trazendo kits para...
23/11/2017

Cogubras inova trazendo kits para cultivo de cogumelos em casa

Empresa paranaense disponibiliza kit de cultivo de variedades comestíveis que se destacam na culinária europeia, oriental e brasileira

Compartilhe:




Cogubras inova trazendo kits para cultivo de cogumelos em casa
Cogubras inova trazendo kits para cultivo de cogumelos em casa

CURITIBA 27/01/2014 - Comprometida com a inovação, a responsabilidade ambiental e a sustentabilidade, a Cogubras foi fundada em 2013 pelos engenheiros de bioprocessos e biotecnologistas Francisco Vítola e Eduardo Sydney. Em pequenas caixas, com um miniborrifador e instruções simples, a Cogubras trouxe para o mercado o “Cogoo”, um kit para cultivo de cogumelos em casa. Basta seguir os passos indicados e, em alguns dias, já é possível colher cogumelos frescos.

“Selecionamos cuidadosamente as variedades comestíveis mais bonitas e saborosas para que todos possam admirar e degustar”, ressalta Vítola. “Além disso o kit é divertido e nos ensina bastante sobre estes interessantes organismos”, completa Sydney.

Com o kit, é possível cultivar cogumelos até mesmo na sala, ou na cozinha de um apartamento pequeno. As espécies oferecidas, todas nativas do Paraná, são: shimeji-preto (Pleurotus ostreatus), cogumelo-ostra marrom (Pleurotus pulmonarius) e cogumelo salmão (Pleurotus djamor). “Estamos trabalhando com várias espécies novas. Em breve teremos muitas novidades”, garantem os sócios.

Vítola explica que os cogumelos na realidade são frutificações que algumas espécies de fungos são capazes de produzir. Diferentemente dos vegetais, os fungos precisam digerir matéria orgânica para obter energia. Por isso, são importantes recicladores naturais.

Espaço na gastronomia

Habitual na culinária oriental e europeia, o cogumelo fresco ganha cada vez mais destaque na gastronomia brasileira. “As pessoas estão aprendendo como prepará-lo, como aproveitá-lo melhor.”, observa Vítola. Um dos objetivos da empresa é ajudar a quebrar o mito de que os cogumelos frescos são apenas ingredientes da alta gastronomia e que os pratos elaborados com eles devem ser complicados de preparar. Os sócios-fundadores da Cogubras sugerem que existe espaço para os cogumelos também na cozinha simples do dia-a-dia, com imensos benefícios à saúde.

Várias espécies comestíveis estão presentes na biodiversidade paranaense e podem ser facilmente inseridos ou combinados a pratos típicos brasileiros. Moquecas, tapiocas e churrascos podem ser incrementados com cogumelos, por exemplo. Inclusive, umas das receitas sugeridas no site da empresa é um enroladinho de shimeji, feito na churrasqueira. Os cogumelos são alimentos muito saudáveis, com muita fibra, pouca caloria e diversas propriedades funcionais. Contêm vitaminas do complexo B, essenciais na saúde mental e emocional e fósforo, fundamental para os ossos e os dentes. Além disso, possuem pouquíssima gordura em sua composição e são uma ótima fonte de proteínas em dietas com restrição a produtos de origem animal.

A técnica de produção

Dentro da caixa de papelão vem um pacote contendo uma mistura de materiais orgânicos, com umidade a 70%. Este substrato passa por um tratamento térmico para eliminar qualquer possível contaminação na mistura. Em seguida é inserida uma cultura pura do cogumelo que se quer produzir. A caixa é vendida a um passo de frutificar. “Quando a pessoa leva para casa, abre um buraquinho no pacote e começa a umidificar, isso sinaliza para o cogumelo as condições ambientais diferentes que o induz a formar a frutificação”, diz Eduardo Sydney. Ele acrescenta que quando as instruções são seguidas corretamente o cogumelo demora de uma semana a 12 dias para crescer até o ponto de colheita e que cada kit.

Alternativa ambiental

Na confecção do substrato para o cogumelo são utilizados resíduos da indústria madeireira e subprodutos agrícolas. Em todo o processo não são utilizados nenhum tipo de fertilizante ou aditivo químico. Trata-se, portanto, de um produto 100% natural. Depois de esgotado, o substrato pode ser utilizado como adubo orgânico e a caixinha, que é biodegradável, pode ser devolvida para a empresa, que a desmonta, tritura e reutiliza como componente do substrato para o próprio cultivo de cogumelos.

O Kit Cogoo, da Cogubras, é comercializado em lojas físicas e no site . As entregas são realizadas em todas as partes do Brasil.

FONTE: P+G Comunicação








Comente esta notícia