Você está aqui : Home > Receitas > Salgados/Lanches > Biscoitos > Biscoito de polvilho

Biscoito de polvilho

Biscoito de polvilho
Avalie
relogio Não informado relogio Não informado
Funcionalidades
Compartilhe:


Ingredientes

- 1 e 2/3 de xícara (250 g) de polvilho azedo
- 1/4 de xícara de leite
- 1/2 xícara de água
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 ovos

Modo de Preparo

Coloque o polvilho em uma tigela suficientemente grande para fazer a massa. Misture em uma panela o leite, a água, o óleo e o sal e leve ao fogo até levantar fervura. Despeje o líquido fervente no polvilho e incorpore rapidamente para a umidade se espalhar por todo o pó. Nesse estágio, você terá uma coisa (não vou nem chamar de massa) de aparência meio esquisita e com textura estranha, gru­denta (que eu nem sei descrever direito). Não se assuste nem pense que deu tudo errado, é assim mesmo!

Mexa até a mistura esfriar o suficiente para adicionar os ovos sem correr o risco de eles cozinharem. (Você deverá sentir um morno agradável, não pode estar mui­to quente, ou você vai cozinhar o ovo.)

Adicione os dois ovos e misture até a massa ficar homogênea.

É aqui que o negócio pega um pouquinho: existem polvilhos que absorvem mais água, outros menos, varia de marca para marca e, se o polvilho for artesanal, varia até de acordo com a época do ano. Nós queremos uma massa mole, que seja fácil de pingar com o saco de confeitar, quase como uma massa de bolo em termos de fluidez. Se a massa chegou a esse ponto depois de ter adicionado os dois ovos, ótimo! Se ainda está muito consistente, vá juntando água aos pouquinhos, até dar o ponto. Se você está em dúvida se está ou não no ponto, coloque um tanto de massa no saquinho e tente pingar: se der certo, está no ponto; se estiver di­fícil, é porque precisa de água. Para o polvilho da marca que eu mais uso, acabo colocando mais 1/2 xícara de água. Para um mais industrializado, que eu não gosto muito, não preciso. Já para um maravilhoso artesanal que usei uma vez, foi quase 1 xícara inteira.

Preaqueça o forno a 180 °C.

Coloque a massa em um saco de confeitar ou em um saquinho de congelar com uma ponta cortada. Pingue a massa sobre uma assadeira untada ou forrada com papel-manteiga ou um tapete de silicone. Você pode pingar no formato de goti­nha, palitos rosquinha, como quiser.

Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até começarem a dourar e estiverem bem sequinhos. (Particularmente, sou uma pessoa esquisita e gosto dos meus bis­coitos de polvilho mais tostadinhos, mas não conheço mais ninguém assim.)

Receita enviada por: Editora Alaúde / Confeiteira Lu Bonometti

Deixe seu Comentário
Biscoitos Buttermilk
Biscoitos Buttermilk
Continuar lendo