Você está aqui : Home > Receitas > Carnes > Peixes > Bacalhau espanhol de pascoa

Bacalhau espanhol de pascoa

Esta receita não possui imagem, caso você tenha feito esta receita e queira enviar uma foto desta receita clique aqui. Colocaremos os créditos! Muito obrigado!
Avalie
relogio Não informado relogio Não informado
Funcionalidades
Compartilhe:


Ingredientes

- 700g posta de lombo de bacalhau dessalgado
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho picados
- 4 anchovas
- 50g de pinholes
- 50g de uvas passas amarelas
- 1 copo (200 ml) de vinho branco
- 500 ml de leite
- 50g de manteiga
- azeitonas pretas
- 1 maço de salsas
- 200 ml de azeite de oliva extra virgem
- farinha de trigo
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Desssalgue o bacalhau, isso se faz 2 dias antes, colocando o bacalhau em um recipiente com água, com tampa, e deixando na geladeira. Descarte a água e coloque água novamente, 4 vezes ao dia por 2 dias.

Escorra o bacalhau dessalgado, retire a pele e as espinhas e corte em pedaços grandes (do tamanho de meia batata). Seque os pedaços com um pano um a um. Coloque água para ferver em uma panela.

Quando a água estiver fervendo ponha os pedaços de bacalhau e afervente por 5 minutos, retire com uma escumadeira e deixe esfriar. Quando estiverem frios, seque novamente com um pano.

Coloque a farinha de trigo em um prato fundo, e passe os pedaços de bacalhau na farinha envolvendo cada pedaço por completo com farinha, arrume os pedaços em uma travessa refratária.

Numa frigideira coloque o azeite, aqueça (sem deixar queimar) e ponha os alhos e deixe fritar até ficar dourados, ponha a cebola até ficarem mais macias e moles.

Coloque as anchovas na frigideira e mexa com cuidado e em seguida ponha a salsinha picada, mexa mais um pouco e coloque o vinho branco. Esta seqüência deve ser feita sem fritar demais nem a anchova nem a salsinha.

Deixe o vinho branco ferver e evaporar um pouco 2 minutos, coloque o leite e a manteiga, misture um pouco até o caldo ficar homogêneo e deixe cozinhar por uns 5 minutos.

Coloque este molho sobre o bacalhau na travessa refratária, e por fim coloque os pinholes e as uvas passas. Leve ao forno médio até que o molho fique quase seco, por 30 minutos. Não deixe o molho secar, sirva na própria travessa.

Bom apetite



Deixe seu Comentário
Bacalhau a moda Catupiry
Bacalhau a moda Catupiry
Continuar lendo