Você está aqui : Home > Notícias > O consumo do peixe deve ser o ano todo
07/04/2010

O consumo do peixe deve ser o ano todo

Compartilhe:



Semana Santa, o peixe invade as mesas dos brasileiros que nesta época do ano preferem não consumir a carne vermelha. Mas a ingestão do alimento rico em proteínas, e fonte de vitaminas e de ômega 3 não deve ficar restrito a Semana Santa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de pelo menos 12 kg/ano por pessoa, mas esta média no Brasil não passa de 7Kg/ano.

Com baixo teor de gordura o pescado deveria ser consumido pelo menos duas vezes por semana, recomenda o nutrólogo Maximo Asinelli. Ele explica que a maioria dos peixes só traz benefícios para a saúde e garantem uma alimentação mais saudável e balanceada. “As gorduras totais nos peixes não ultrapassam os 20% e ironicamente os mais gordos acabam por trazer mais benefícios, já que terão maior quantidade de ômega 3, gordura poliinsaturada que auxilia no combate as doenças cardiovasculares”, afirma o nutrólogo.

O ômega 3 é um complexo que unido a outro tipo de gordura anula os efeitos prejudiciais dos ácidos graxos saturados, e por isso previne as doenças cardiovasculares e colabora com a redução da pressão arterial, taxas de triglicérides e colesterol no sangue. Os peixes que apresentam maior quantidade deste complexo são os de água salgada e fria, como o atum, bacalhau, sardinha e salmão, muito consumidos nesta época do ano.

Também são alimentos ricos em vitaminas e minerais, como cálcio, fósforo, ferro e sal, que permitem um melhor funcionamento dos órgãos e músculos, além das vitaminas A, responsável pela regeneração das células e funcionamento ideal dos nervos óticos, da vitamina D que auxilia na absorção do cálcio pelos ossos, e do complexo B que facilita a transformação dos alimentos em energia, além de auxiliar o crescimento e manutenção de pele e unhas.

Segundo o nutrólogo Maximo Asinelli o peixe é um alimento completo e rico em proteínas de alta qualidade, principalmente por conter aminoácidos essenciais ao organismo e terem um valor nutritivo levemente superior ao das carnes vermelhas. “O pescado é composto em 20% por proteínas que irão auxiliar no crescimento e formação do organismo, e nos peixes ainda há uma vantagem, pois estas proteínas são de alta digestabilidade, que irá favorecer todo o processo de digestão e será mais bem absorvido pelo organismo”, afirma.

Os pescados são ótimas fontes de proteínas e vitaminas, mas para o consumo seguro é essencial o cuidado na hora da compra deste alimento. Segundo o nutrólogo o pescado deve estar sempre fresco, deve-se conferir se o peixe está úmido e firme, sem manchas na pele ou na carapaça (no caso dos crustáceos), os olhos devem ser brilhantes e salientes, e as brânquias devem estar sempre úmidas, brilhantes e de cor intensa. “Com estes cuidados o peixe será sempre uma ótima fonte de proteína, que aliado ao consumo da carne vermelha e das aves, irá compor uma dieta saudável e fornecerá os elementos necessários para proteger e auxiliar o organismo na luta contra as doenças”, finaliza o nutrólogo Maximo Asinelli.

Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037)
Médico Nutrólogo
Site: www.clinicaasinelli.com
Email: maximoasinelli@terra.com.br

FONTE: Toda Comunicação








Comente esta notícia