Você está aqui : Home > Notícias > Vencedor do Comida di Buteco São...
17/09/2021

Vencedor do Comida di Buteco São Paulo, Bar do Jão

Além do título, o campeão ainda garantiu presença na final nacional

Compartilhe:




Vencedor do Comida di Buteco São Paulo, Bar do Jão
Vencedor do Comida di Buteco São Paulo, Bar do Jão

Bar do Jão - Lascas Madeirense da Vó Encarnação - São Paulo 2020/21 - Barbara Kierme


O Comida di Buteco voltou após a paralisação da pandemia com o mesmo sucesso e preocupação em garantir a sobrevivência dos estabelecimentos em meio a crise, mas sem abrir mão da segurança.

O Comida di Buteco conheceu, nesta terça (14), no Novotel Morumbi, os melhores butecos da principal cidade da América Latina. Após um mês de votação, o Bar do Jão, localizado no bairro da Penha, na Zona Leste, superou os outros 51 candidatos de todas as regiões para garantir o quarto título do principal concurso do gênero feito no Brasil. O tetracampeão foi eleito por todos que visitaram o estabelecimento ao longo dos 30 dias do Comida, de 29 de julho e 30 de agosto, e pelo júri especializado, sendo que cada buteco recebeu a visita de três jurados que avaliaram quatro categorias principais: petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene.

Para garantir a quarta vitória, o Bar do Jão apresentou o petisco “Lascas Madeirense da Vó Encarnação”, com pedaços do pescado em molho branco com requeijão e parmesão, servido em chips de mandioca (o tema deste ano é raízes) e molho pesto de gengibre. “Com dedicação e empenho o resultado vem”, ressaltou Alexandre. “Este petisco é uma homenagem a vó Encarnação, da Ilha da Madeira (Portugal), que como toda portuguesa, fazia seus pratos no fim de ano. A receita é nossa, mas a inspiração, mesmo sem conhecê-la, sem dúvida veio dela”, destacou o proprietário do Bar do Jão.

O segundo lugar ficou com a Toca do Buda, na Vila Gustavo/Zona Norte, que trouxe o petisco “Buda Arretado”, um ‘misturadinho’ de carne seca desfiada com calabresa moída marinada no vinho, refogado com alho poró e ervas finas, com creme de mandioca e requeijão, acompanhado de farofa de cuscuz com bacon, pimenta biquinho e molho de pimenta dedo de moça, com um shot de cachaça blend da casa, servido com chips de batata doce. “Só Deus sabe o que passei neste um ano e meio. Tive de aderir ao delivery para sobreviver ou teria fechado. Felizmente, com o concurso o movimento voltou a aumentar e só tenho a agradecer a todos. Vestimos a camisa do Comida di Buteco e a recompensa veio depois de muito trabalho e dedicação”, destacou Buda. “Esse concurso é para fazer amigos e o resultado é importante, mas não é tudo”, completou.

O Buteco da Vila, da Vila Matilde/Zona Leste, garantiu o terceiro lugar, com o petisco o “Deu Cupim na Mesa du Buteco”. Trata-se de um Harumaki (rolinho primavera) recheado de cupim desfiado com cream cheese, cenoura e alho poró salteados na manteiga, servido com três molhos do Buteco: barbecue de beterraba defumada; geleia de laranja com gengibre e pimenta Dedo de Moça; maionese de alho poró com Limão. Danilo, proprietário do Buteco da Vila, destacou a emoção de subir mais uma vez ao pódio. “Fomos quarto colocados no ano passado e este ano subimos mais um degrau. Só temos a agradecer”, ressaltou. “Neste petisco, focamos no tema que era raízes e não é nenhuma homenagem. Mas, com certeza, é para meu avô, pois prometi para ele que trabalharia para fazer do buteco um dos melhores da cidade”, finalizou.

Completaram a relação dos melhores de São Paulo em 2021 a Taberna Portucale, no Tatuapé/Zona Leste, com o petisco “Bacalhau VóVinda”, em quarto lugar, e o Feijão do Norte, na Praça de República/Centro, com o petisco “Porco na nata”.

O concurso Comida di Buteco tem a missão de transformar a vida dos pequenos negócios familiares através da cozinha de raiz trazendo visibilidade aos butecos tradicionais. É o pioneiro e o único em todo o mundo a reconhecer um ícone da cultura local em abrangência nacional. Neste ano, o concurso comemorou seus 21 anos de existência celebrando cada vez mais a culinária de raiz e as histórias de superação e empreendedorismo dos participantes.

Este ano, em especial, o concurso aconteceu de forma híbrida, pois os consumidores também puderam provar os petiscos participantes do concurso pelo sistema de delivery ou buscando nos butecos, no formato “para levar”. O foco desta edição do concurso foi incentivar o delivery, proporcionando mais uma forma de garantir toda a segurança para os fãs do Comida di Buteco em meio a pandemia.

Além disso, criou o movimento Salve os Butecos! Com o objetivo é ajudar a gerar fluxo de caixa para os butecos. Para isso, abriu um conta que recebeu doações de empresas e pessoas para auxiliar a sobrevivência de um dos setores que mais sofreu com as restrições impostas pelo COVID-19. Foram arrecadados neste período o montante de R$ 1.491.0000,00 entre produtos doados aos butecos participantes e espécie.

Final nacional

A etapa nacional reunirá os 21 butecos vencedores em cada uma das etapas regionais. A avaliação é feita pela comissão de jurados, escolhida especificamente para esta fase, onde irão visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). A premiação será em 6/10.

Patrocinadores 2021
Eis algumas das principais marcas que estão presentes no Comida di Buteco e que continuaram conosco apesar da pandemia: Cerveja Oficial: Eisenbahn. Apresentador: Farinha Finna. Banco Oficial: Santander e Getnet. Patrocinadores: Coca Cola e Piraquê. Apoio: Heinz, McCain, Reserva 51, Chandon, Zero Cal, Abrasel, Tagme, Novotel. Promoção: Globo


FONTE: WR Comunicação








Comente esta notícia