Você está aqui : Home > Notícias > Zero Glúten: nutricionista indica...
14/05/2020

Zero Glúten: nutricionista indica receitas para dietas restritivas

Renata Guirau, especialista em nutrição do Oba Hortifruti ensina o passo a passo de pão integral, massa para panqueca e torta de liquidificador sem glúten

Compartilhe:




Zero Glúten: nutricionista indica receitas para dietas restritivas
Zero Glúten: nutricionista indica receitas para dietas restritivas

Quem preferir mais praticidade, rede de hortifruti conta com seção especial de produtos para celíacos e intolerantes ao componente.

Em linha com o Dia Internacional do Celíaco, celebrado em 16 de maio com o objetivo de conscientizar sobre a doença, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau ensina receitas práticas e saborosas de pão integral, massa para panqueca e torta de liquidificador para serem feitas por quem precisa seguir uma dieta restritiva.

De acordo com a nutricionista, uma série de reações inflamatórias e que prejudicam a saúde ocorrem quando as pessoas celíacas ou que possuem sensibilidade ao glúten consomem cereais como trigo, centeio, triticale, cevada e aveia.

“A doença celíaca é uma questão autoimune, na qual ocorre a atrofia da estrutura intestinal, tendo como consequência a má absorção de nutrientes, desnutrição, entre outros sintomas. É grave, prejudica muito a qualidade de vida dos portadores e pode inclusive evoluir para outras doenças”, explica a profissional.

Já a intolerância e a alergia ao glúten – também chamada de sensibilidade ao glúten não celíaca – é caracterizada por uma reação de intolerância ou “má digestão” dessa proteína dos cereais no intestino. É mais leve que a doença celíaca e mais frequente, embora ainda assim possa causar sintomas muito desconfortáveis para quem possui.

Apesar de não haver evidências de que a exclusão do glúten faz mal à saúde, a nutricionista ressalta que quem não apresenta doença celíaca ou intolerância não precisa tirar esse componente da rotina alimentar.

“Essa prática se tornou “moda” entre as dietas de emagrecimento, o que não tem nenhum fundamento científico. O que ocorre é que o glúten está presente em alimentos mais calóricos, como pães, macarrão, pizza, lanches e o consumo exagerado desses alimentos favorece aumento de peso. Quando não como esses alimentos, reduzo meu consumo calórico e obtenho emagrecimento. Não pela exclusão do glúten, mas pela redução na quantidade de calorias ingerida”, salienta Renata.

Já que preparar em casa a maioria das refeições dentro das próprias necessidades faz parte da rotina do grupo de pessoas que possuem alguma patologia relacionado ao glúten, a nutricionista sugere receitas simples para o dia a dia e que podem ser completadas com os mais variados sabores.

E para quem não é muito fã de aventuras na cozinha e prefere mais praticidade na rotina, a mercearia das mais de 50 lojas da rede Oba Hortifruti possui uma seção especial de produtos sem glúten, que inclui opções de pães, biscoitos, massa, entre outros itens.

Receitas:
Pão integral
Massa para panqueca
Massa para torta de liquidificador



FONTE: Paula Conceição Comunicação








Comente esta notícia