Você está aqui : Home > Notícias > Restaurantes driblam alta da carne com...
12/12/2019

Restaurantes driblam alta da carne com cardápio com ingredientes alternativos

O preço da carne deve continuar subindo neste final de ano e o Bonelli Restaurante ajustou o menu e oferece opções para não repassar essa alta aos clientes

Compartilhe:




Restaurantes driblam alta da carne com cardápio com ingredientes alternativos
Restaurantes driblam alta da carne com cardápio com ingredientes alternativos

Prato Saint Peter


O aumento no preço da carne no mercado interno está mexendo com o final do ano de muitos brasileiros. Na visão de especialistas de mercado, essa alta está longe de acabar e pode permanecer em 2020. Diante desse cenário, o setor gastronômico já se prepara para novas opções de pratos para que não haja o repasse de alta aos consumidores.

Os problemas que atingiram a suinocultura na China acabaram por demandar mais carne do Brasil, desabastecendo o mercado interno. Em tempo de dólar alto, vender para o exterior acaba descompensando alguns mercados nacionais, por ser mais atrativo exportar do que as vendas para dentro do país.

O volume exportado de carne bovina brasileira se mantém acima das 100 mil toneladas desde julho de 2018, influenciado pela demanda da China. Nas prateleiras dos mercados e açougues, os preços já foram repassados ao consumidor.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em menos de três meses o custo do contrafilé subiu 50% para os supermercados. Em outubro, as vendas de carne bovina para os asiáticos subiram 62% sobre setembro, em um total de mais de 65 mil toneladas. Nesse embalo, o boi gordo no Brasil bateu recordes de preços em novembro, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

Para fugir dessa alta nos preços da carne, especialistas de mercado sugerem que consumidor simplesmente consuma menos e troque por outros ingredientes. Os restaurantes também já estão se preparando para receber seus clientes nesse novo cenário. É o caso do Bonelli, que aposta em novos pratos ou em substituição do ingrediente por outros tipos de carne, para que essa subida nos valores não seja repassada aos clientes da casa, mantendo os preços estáveis.

Já os clientes que não conseguem se contentar com pouca quantidade de carne, o restaurante vai adicionar um percentual no preço do quilo para pratos compostos com mais de 70% de carne bovina e salmão. Para Silvio Bigon, a medida foi a forma encontrada de não penalizar ainda mais o consumidor “Tivemos uma alta expressiva, principalmente em cortes nobres, então procuramos beneficiar os que aceitam algumas substituições por outros cortes ou até outras proteínas, mas infelizmente quem exige somente este tipo de corte terá que pagar um pouco mais”.

Para o fim de ano, o restaurante oferece as ceias vegetariana e oriental, além de pratos tradicionais de ceia com diversos outros tipos de carne: porco, chester, peru, entre outros. Para as confraternizações de empresa, também há diversas sugestões para substituir o bom churrasco, queridinho do brasileiro nesta época do ano.

E no cardápio do dia a dia, o restaurante já vem testando há algum tempo receitas vegetarianas, funcionais, veganas, entre outros pratos que estão sendo desenvolvidos para agradar o paladar de públicos específicos, o que ajuda a introduzir novas receitas no cardápio e equilibrar a conta para o consumidor em tempos de crise.

SERVIÇO
Bonelli Restaurante e Pizzaria
Local: Av. Barão de Itapura, 2662, Taquaral – Campinas
Telefone: (19) 3243-1133


FONTE: Confraria da Informação








Comente esta notícia