Você está aqui : Home > Notícias > Temporada Gastronômica Costa Esmeralda...
30/09/2019

Temporada Gastronômica Costa Esmeralda reunirá mais de 40 restaurantes

Pratos com ingredientes locais e brindes exclusivos farão parte do evento que promete movimentar a região

Compartilhe:




Temporada Gastronômica Costa Esmeralda reunirá mais de 40 restaurantes
Temporada Gastronômica Costa Esmeralda reunirá mais de 40 restaurantes

Forneria Oliva - crédito Luciano Dias


Para incrementar o setor turístico e evidenciar a gastronomia regional, será realizada entre os dias 4 de outubro e 17 de novembro a Temporada Gastronômica Costa Esmeralda. Bombinhas, Itapema e Porto Belo integram a região que receberá os visitantes em uma programação exclusiva para aproveitar o melhor do cardápio de mais de 40 estabelecimentos, além da parceria com artesãos locais. “Tudo para incentivar a atividade turística e gastronômica, aproveitando o público das festas de outubro e também a população de Santa Catarina e do Paraná que já começa a curtir a pré-temporada nas nossas praias”, destaca o presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, Cleber Coan Souza.

A união das duas áreas reforçará a identidade e dará ao projeto o regionalismo que orgulha os moradores do litoral catarinense. Seja pelo sabor dos pratos e ingredientes totalmente regionalizados, ou pela arte manual e conexão de produtores locais com parte das iguarias que estará nas receitas, como o alho negro, a vieira e o marisco, tudo produzido bem ali, nas imediações dos restaurantes.

Ao todo, 41 estabelecimentos participarão, de confeitarias e cafeterias a hamburguerias e restaurantes. Os valores também foram pensados para serem atrativos para os visitantes. Confeitarias e cafeterias terão os pratos exclusivos para a Temporada Gastronômica da Costa Esmeralda por R$ 19,90. Já os restaurantes, hamburguerias e similares comercializarão por R$ 49,90. “A expectativa é receber cerca de 50 mil visitantes durante os dias de evento nas três cidades. A Temporada Gastronômica da Costa Esmeralda tem como objetivo desenvolver e valorizar a culinária regional, além de também contribuir para alavancar o potencial turístico da região. Por isso, esta integração também com o artesanato local”, diz Cleber.

Para instigar e tornar a experiência mais especial, quem consumir três cardápios diferentes da mesma cidade ganhará uma lembrança personalizada. Ao ganhar três brindes diferentes, ou seja, ter feito um roteiro por nove estabelecimentos participantes durante os 45 dias do evento, terá direito a mais uma lembrança que comprovará a sua jornada gastronômica pela Costa Esmeralda. O evento realizado pelo Convention & Visitors Bureau conta com o apoio do Sebrae, Prefeitura de Bombinhas, Prefeitura de Itapema, Prefeitura de Porto Belo e Costa Verde & Mar.

A experiência do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e dos municípios é bem extensa. Há 12 anos são elaborados eventos do gênero gastronômico, a exemplo da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda e também outros direcionados a cada município, como o Roteiro Gastronômico Sabores de Porto Belo, o Festival do Camarão de Porto Belo e o Itapema Gourmet.



Oficinas aperfeiçoam os serviços para atender os visitantes

Além da experiência gastronômica, os profissionais da área dos estabelecimentos participantes tiveram uma série de preparativos para a Temporada Gastronômica da Costa Esmeralda, com planejamento de cardápio, análise sensorial de alimentos, palestras valorizando a cultura e produção local com dicas e exemplos práticos de inserção de produtos regionais na culinária. Foram feitas também 16 oficinas em diferentes frentes. A primeira sobre “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”. Depois, houve o “Workshop degustação e oficina com dicas para harmonizar pratos com vinhos”. Ainda está previsto um workshop com o beer sommelier da Eisenbahn que será no dia 14 de outubro.

“O foco na otimização dos trabalhos e aperfeiçoamento dos serviços foi um desejo conjunto do Costa Esmeralda Convention e Visitors Bureau e do Sebrae, cujo foco é a capacitação profissional e empreendedora dos pequenos e médios empreendimentos”, comenta o presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau. Ele ainda pondera o bem que este treinamento causa, inclusive pós-Temporada Gastronômica. “Estamos fomentando a mão de obra especializada que atuará pela nossa região durante o Verão e após. Ganha o segmento como um todo”, justifica.

Conheça os restaurantes participantes

Bombinhas

Berro D´agua
Casa d´ Praia Restaurante e Eventos
Cesar Restaurante
Empório D´ Matildes
Forneria Oliva
Mestre das Àguas
O Alquimista Burger
Petiscaria Pousada dos Ingleses
Rancho da Ana
Restaurante Canto do Macuco
Restaurante Delicías do Mar
Sushi Ganesh
Tatuíra Petisqueira
Tomatino Cantina Italiana

Itapema

Atelier Confeitaria e Café
Café du Centre
Café Élfico Luderia
Café Rancho do Opa
Divina Pães e Doces
Kuchenhaus Delicatesse
Michelle Ferreira Doce Maison
Oficina de Doces e Salgados
Padaria Tia Celia
Panificadora Chumbinho
Panificadora e Confeitaria Graciela
Panificadora Quality
Sophis Café, Sorvete e Cia
Tukan Café
Vie Naturelle Café sem Glúten e sem lactose

Porto Belo

Armazém Bistrô
Cacau Show
Café Mar Doce Lar
Cantinho Do Caldo
Ilha de Pirão Restaurante
Maria Chorona Cervejaria
Mello´s Chopp & Grill
Morro do Sol
Panela de Barro Restaurante
Petisqueira do Nelinho
Restaurante Porto Gaia
Villa Europa Boteco

Serviço
O quê: Temporada Gastronômica Costa Esmeralda
Quando: de 4 de outubro a 17 de novembro
Onde: Bombinhas, Itapema e Porto Belo
Informações: / (47) 3369- 8984

FONTE: Oficina das Palavras








Comente esta notícia