Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/storage/5/2e/36/guiadaculinaria1/public_html/base_facebook.php:1) in /home/storage/5/2e/36/guiadaculinaria1/public_html/facebook-php-sdk-master/src/facebook.php on line 49
Pirâmide alimentar italiana - guia semanal para um estilo de vida saudável | Guia da Culinária
 
 
 
 
Você está aqui : Home > Notícias > Pirâmide alimentar italiana - guia...
30/04/2010

Pirâmide alimentar italiana - guia semanal para um estilo de vida saudável

Compartilhe:




Pirâmide alimentar italiana - guia semanal para um estilo de vida saudável
Pirâmide alimentar italiana - guia semanal para um estilo de vida saudável

O estilo de vida nos nossos dias é caracterizado pela grande disponibilidade de comida e pelo sedentarismo que levam o ser humano a viver uma situação de aparente bem-estar psicofísico que, geralmente, não corresponde ao real estado de saúde. Os hábitos alimentares característicos dos povos mediterrâneos foram progressivamente se enriquecendo de alimentos com alto conteúdo de proteínas, gorduras saturadas e açúcares até superar o aporte de nutrientes necessário.

Durante o dia, as ocasiões para consumir alimentos se multiplicam enquanto é difícil encontrar tempo para o exercício físico, para os quais são dedicados poucos minutos por dia ou algumas horas por semana. Tudo isso levou a um desequilíbrio entre calorias, ingeridas através do alimento, (entradas) e o dispêndio de energia (saídas) que se manifesta pelo aumento de peso. Vivemos, portanto, em uma época de "aparente bem-estar" na qual, com o aumento da expectativa de vida, registra-se também o crescimento do risco de patologias como: obesidade, doenças metabólicas, cardiovasculares e câncer.

Visando orientar a população a comportamentos alimentares mais saudáveis, o Ministério da Saúde da Itália confiou a um Grupo de peritos (D.M. de 01.09.2003) a tarefa de elaborar um modelo de dieta de referência, coerente tanto com o estilo de vida atual quanto com a tradição alimentar do nosso país. Surgiu assim a pirâmide semanal do estilo de vida italiano que se baseia na definição de Quantidade de Bem-estar (QB) relativa tanto ao alimento, quanto à atividade física. A partir desse modelo, foi elaborada a pirâmide alimentar diária, indicando quantas porções, de cada grupo de alimentos, devem ser consumidas para que a nossa alimentação seja variada e equilibrada e compatível com o bem-estar.

Se forem respeitadas as porções recomendadas, estaremos também em harmonia com a tradição alimentar mediterrânea reconhecida como a mais saudável. Eis como a quantidade de alimento consumida se une ao bem-estar! Um consumo excessivo de um único alimento ou uma alimentação pouco variada comporta quase sempre desequilíbrios nutricionais que levam à má nutrição por falta ou por excesso.

Uma porção é compatível com o bem-estar se contiver uma "justa" quantidade de alimento; o conjunto das porções consumidas em um dia deve ter um conteúdo energético de cerca de 2000 kcal para suportar as atividades vitais e o exercício físico de uma pessoa que tenha um estilo de vida "normal", conforme a idade. Para um adolescente, a normalidade significa estudar e fazer esportes, para um adulto trabalhar e ser ativo, para um idoso manter-se ativo mesmo sem o empenho do trabalho. Para todos os outros: crianças, mulheres grávidas ou em aleitamento, atletas, adultos e/ou idosos com patologias metabólicas ou outras exigências específicas é recomendável recorrer a um médico especialista.

Além do alimento que dá o aporte de energia, é importante ingerir a cada dia uma quantidade de água que compense as perdas devidas à transpiração através da pele e das mucosas e à produção de urina e fezes. No conjunto, a necessidade diária de água é de um ml/kcal de energia consumida, portanto, o aporte diário recomendado é de cerca de dois litros por dia a ser consumido com os alimentos e as bebidas. Se for considerado que uma parte da água é ingerida com os alimentos (600-800 ml), a parte remanescente deve ser ingerida com as bebidas (cerca de 1.200 ml, ou seja, 6-8 copos por dia).

O conceito de quantidade de bem-estar serve para chamar a nossa atenção para:

1. Porção de alimento, quantidade em gramas, compatível com o bem-estar do nosso organismo. Não existem alimentos bons ou maus, mas o seu efeito depende da quantidade consumida diariamente. A escolha de um número adequado de porções deve conter todos os grupos de alimentos presentes na pirâmide diária para ter certeza de que se está ingerindo todos os nutrientes;

2. Atividade física, para não entrar no sedentarismo, a QB de referência é de 15 minutos de caminhada rápida, recomenda-se ao menos dois QB/dia, ou seja, 30 minutos de caminhada mesmo que divididos durante o dia. Seguir o critério da QB, na escolha do alimento e na prática do exercício físico, permite ter uma alimentação equilibrada e nutritiva evitando cálculos complicados com as calorias e mantendo em eficiência o nosso organismo, que é feito para se movimentar e não para o sedentarismo. Portanto, as QB de alimento e movimento, se oportunamente adaptadas às exigências de cada indivíduo, permitem orientar o estilo de vida para um equilíbrio entre consumo alimentar e gasto energético. Desse modo evita-se o sobrepeso e se combate a obesidade que predispõe o organismo a um maior risco de patologias metabólicas (diabetes, hipertensão, etc.), cardiovasculares e também tumores. O "comer para viver" nos coloca no caminho certo para o bem-estar do nosso organismo e se ganha em saúde! (Carlo Cannella - Professor de Ciência da Alimentação - Universidade "Sapienza" de Roma)

Pirâmide Alimentar Diária

A "pirâmide alimentar diária" articula-se em seis níveis nos quais estão dispostos, de forma escalar, os vários grupos de alimentos (indicados com cores variadas para destacar cada um deles), caracterizado por um conteúdo diferente de nutrientes e um consumo diferente de porções. No mesmo grupo, é importante variar a escolha com o objetivo de obter uma alimentação completa.

Na base da pirâmide encontram-se os alimentos de origem vegetal que são característicos da "dieta mediterrânea", pela sua abundância em nutrientes não energéticos (vitaminas, sais minerais, água) e de compostos protetores (fibra e fitoquímicos: compostos bioativos de origem vegetal). Subindo de um nível a outro, encontram-se os alimentos de maior densidade energética que devem ser consumidos em menor quantidade, para evitar o sobrepeso.

Foi elaborada também uma "pirâmide da atividade física" na qual, na base, encontra-se a mais simples das atividades: caminhar rapidamente. Recomenda-se fazer esse exercício físico, mesmo que de forma não continuada, por pelo menos 30 minutos a cada dia. Como um QB corresponde a 15 minutos de caminhada, a cada dia temos que realizar pelo menos dois QB desta atividade física. Nos níveis sucessivos estão indicadas as atividades físicas mais vigorosas que requerem um menor tempo de execução e/ou uma menor frequência semanal. Em uma semana são recomendadas pelo menos 12 QB de atividade física.

Seminário "Pirâmide Alimentar Italiana: Guia semanal para um estilo de vida saudável"
Dia 04 de maio de 2010 (terça-feira), das 10h00 às 12h00
Hotel Renaissance (Al. Santos, 2233)
www.ice-brasile.com.br/seminario_sapori

FONTE: RM3 STUDIO








Comente esta notícia