Você está aqui : Home > Receitas > Típicas/Regionais > Portuguesa > Alcatra à moda da terceira

Alcatra à moda da terceira

Esta receita não possui imagem, caso você tenha feito esta receita e queira enviar uma foto desta receita clique aqui. Colocaremos os créditos! Muito obrigado!
Avalie
relogio Não informado relogio Não informado
Funcionalidades
Compartilhe:


Ingredientes

- 1 kg de carne de vaca de preferencia da alcatra
- 0,5 de jarrete de vaca - carne da perna com osso e tutano
- 200g Toucinho fumado (bacon) em cubos - 2 cebolas grandes
- sal a gosto
- 5 à 7 bagas médias de pimenta da jamaica (aumente o numero de bagas se forem pequenas)
- manteiga (de preferencia dos açores)
- 1 folha de louro (opcional)
- água e vinho branco na proporção de 50/50

Modo de Preparo

Num alguidar de alcatra (se não tiver pode usar um tacho de barro) ponha uma (ou mais) camada de cebola às rodelas no fundo, junte uma mão cheia de bacon e alguns grãos de pimenta da jamaica. Disponha a carne em camadas até acabar salgando a carne caso não o tenha já feito, e ponha uma folha de louro, se preferir usar, partida em duas ou três partes ao no lado do tacho, fazendo o mesmo com a pimenta que sobrar.

Ponha agora algumas rodelas de cebola por cima da carne, por fim ponha duas a quatro colheres de manteiga em bocados espalha por cima da carne e junte a mistura de vinho branco e água até cobrir a carne.

Leve a cozer em forno quente com o tacho diretamente na parte de baixo do forno para ferver, vire a carne quando começar a ficar tostada. Normalmente leva entre duas a quatro horas no forno.

Corrija os temperos quase no fim da cozedura, e eventualmente, se estiver a tostar demasiado cubra com folha de alumínio. Como todos os pratos tradicionais existem muitas variações, para evitar um tempo de cozedura prolongado, pode cozer a carne previamente na panela de pressão.

Atenção, pois vai perder qualidade, pode também fazer-se alcatra de peixe - usa-se um pouco de colorau para juntar aos temperos.

Bom apetite



Deixe seu Comentário
Iscas de Mignon à Brasileira Aguativa
Iscas de Mignon à Brasileira Aguativa
Continuar lendo