Você está aqui : Home > Receitas > Típicas/Regionais > Árabe > Charuto de folha de uva

Charuto de folha de uva

Charuto de folha de uva
Avalie
relogio Não informado relogio Não informado
Funcionalidades
Compartilhe:


Ingredientes

- 2 dúzias ou mais de folhas de uva frescas ou em conserva
1 xícara de arroz branco
- 100g de carne de boi moída
- 100g de carne de porco ou carneiro moída
- 2 tomates sem pele e sementes picados em cubinhos
- 1/2 cebola média picadinha
- 2 colheres (sopa) de cebolinha picadinha fininha
- 1 colher (sopa) de salsinha fresca picadinha
- 2 colheres (sopa) de hortelã fresca picadinha
- 1/2 colher (chá) de canela em pó
- 1/2 colher (chá) de cominho em pó
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Para o molho de cozimento
- 2 tomates cortados em rodelas finas
- 3 a 4 dentes de alhos amassados grosseiramente
- 2/3 de xícara de azeite de oliva
- 1 colher (chá) de açúcar
- suco de 1 a 2 limões

Modo de Preparo

Se voce estiver usando folhas de uva em conserva, coloque-as numa travessa grande e jogue por cima água fervente, deixe de molho nessa água por 20 minutos, escorra e coloque água fria por duas vezes sobre as folhas, para que elas percam o sal e o gosto da conserva. Se estiver usando folhas de uva fresca, leve uma panela grande com água para ferver, coloque as folhas frescas na água fervente (poucas folhas de cada vez) e deixe por um minuto, escorra e reserve. Enqunto isso, leve uma panela com água para ferver e joque esta água fervente sobre o arroz, escorra e lave com água corrente, escorra novamente bem o arroz e leve a uma travessa grande, acrescente todos os ingredientes restantes ao arroz e misture bem.

Para rechear as folhas de uva: abra as folhas de uva sobre uma tábua de madeira ou um prato grande, com a parte interna para fora, com o lado do cabinho em direção ao seu corpo. Coloque pequenas quantias do recheio no começo da folha, perto do cabinho e comece a enrolar, dobrando as laterais para dentro, como se fosse um charuto, aprete com a mão e vá reservando os charutinhos bem fechados, mas não muito apertados.

Numa panela grande, coloque algumas rodelas do tomate e o alho, misture o restante dos ingredientes para o molho numa travessa á parte. Vá fazendo camadas com os charutos intercalando com o tomate e o alho, deixando todos os charutos bem acomodados. Por último, jogue o molho sobre os charutos na panela, coloque um prato sobre eles para fazer peso, tampe a panela e leve ao fogo baixo por uns 40 a 50 minutos, ou até os charutos estarem macios e o arroz cozido. Transfira para um prato e sirva a seguir, quente.

Sirva todos os pratos juntos e deixe uma boa garrafa de azeite de oliva ao lado para acrescentar em todos os pratos ao gosto de cada um. O pão sírio fica muito mais gostoso se salpicado com água e levado ao forno quente por uns 10 minutos.



Deixe seu Comentário
Bolinho de chuva recheado de banana
Bolinho de chuva recheado de banana
Continuar lendo