Você está aqui : Home > Receitas > Especiais/de Épocas > Dia de Reis > Bolo de reis



Bolo de reis

Bolo de reis
Avalie
relogio Não informado relogio Não informado
Funcionalidades
Compartilhe:


Ingredientes

- 4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 tabletes de fermento biológico
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 4 colheres (sopa) de leite
- 5 ovos
- 3 colheres (sopa) de vinho do Porto
- 2 colheres (sopa) de casca de laranja ralada
- 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
- 1/2 xícara (chá) de uva passa sem semente
- 4 colheres (sopa) de amêndoas picadas
- 4 colheres (sopa) de nozes picadas
- 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
- 100g de cerejas cristalizadas
- 4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro



Modo de Preparo

Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e reserve, em outro recipiente misture o fermento e três colheres (sopa) de açúcar até obter uma pasta. Acrescente o leite aquecido e quatro colheres (sopa) de farinha de trigo, cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer por 15 minutos descansando.

Coloque em outra tigela quatro ovos, o vinho do porto e as raspas de laranja e bata rapidamente com um batedor manual e reserve, em uma superfície lisa, coloque a farinha de trigo restante e faça uma cavidade no centro. Junte o azeite de oliva (reserve 1/2 colher de sopa) e o açúcar restante.

Com as pontas dos dedos misture até obter uma farofa, acrescente a massa crescida e misture. Junte, aos poucos, os ovos batidos e sove a massa por 5 minutos, adicione as uvas passas, as amêndoas, as nozes e metade das frutas cristalizadas, misture delicadamente e transfira a massa para uma tigela. Cubra com filme plástico e deixe descansar a massa por 1hr.

Em seguida, modele a massa, formando um anel, de modo que no centro tenha 15 cm de diâmetro, transfira a massa para uma assadeira para pizza com 30 cm de diâmetro, untada com o azeite reservado. Deixe crescer por mais 30 minutos, ligue o forno à temperatura média, distribua sobre a massa o restante das frutas cristalizadas e as cerejas.

Pressione ligeiramente com os dedos e pincele toda a superfície com o ovo restante batido leve o bolo ao forno por 40 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia limpo.

Retire do forno, desenforme ainda morno e disponha em um prato grande, em seguida, distribua por cima o açúcar de confeiteiro em montinhos. Se preferir, no momento de servir coloque fios de ovos na parte central do bolo.

Bom apetite






Deixe seu Comentário
Pelo Facebook  
Pelo Formulário  
Obs: O email não será divulgado
Esta receita recebeu 0 comentario(s).


Bolo de banana e aveia
Bolo de banana e aveia
Continuar lendo