Você está aqui : Home > Notícias > Outono a estação das frutas
25/03/2010

Outono a estação das frutas

Compartilhe:




Outono a estação das frutas
Outono a estação das frutas

Com a chegada do Outono, as temperaturas começam aesfriar, as folhas a cairem, mas esta época do ano é também a época das frutas.Com o clima mais ameno as bancas das feiras e frutarias ficam recheadas devariedades, o que garante um bem para a saúde e para o bolso.

Um bom truque para estimular o consumo durante o dia ésubstituir o consumo de doces ou sobremessas por algumas frutas, o mesmo truquepode funcionar para aquelas pessoas que sentem necessidade de comer doce.“ O sabor doce da fruta e a presença da frutose pode satisfazer aquelesque sentem necessidade de ingerir substâncias adocidadas, seja durante o dia oudepois de uma refeição”, afimar o nutrólogo Maximo Asinelli.

Mas para aqueles que acreditam que fruta não engorda ficaum aviso, o consumo exagerado pode desiquilibrar a dieta, como lembra Asinelli,“Como todo alimento a fruta contém calorias, mas em menor quantidade.Logo o consumo moderado só trará benefícios para a saúde, mas o exagero podefazer com que o organismo acumule calorias”.

Veja agora alguns benefícios de algumas frutas da época.

Abacate – rico em vitamina C é ideal para aelasticidade da pele, também contém gorduras monoinsaturadas e fibras, queauxiliam no controle do colesterol e o sistema circulatório. Contém potássio,indicado para fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames, além davitamina B6, magnésio e ferro.

Banana – conhecida por ser rica em potássio ecombater as caimbras musculares, possui também taxas elevadas de ferro, cálcioe vitamina A, B6, B12 e C. Ainda protege contra doenças cardíacas, pois mantémo equilíbrio de liquidos e evita o acúmulo de placas nas artérias. Age tambémcomo antiácido, podendo ser consumida em caso de azias ou úlceras.

Caqui – possui as vitaminas A, B1, B2 e C quecontribuem para a manutenção da boa visão, ainda é rica em cálcio, ferro eproteinas. A fruta também é conhecida por auxiliar na saúde da pele e mucosa enos processos cicatrizantes.

Maracujá – conhecida por seu poder calmante estafruta ainda possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, que contribuipara a resistência dos vasos sanguíneos e evita a fragilidade dos ossos edentes. Também contém vitaminas do complexo B que auxiliam o aparelho digestivoe nervoso e ainda evitam a queda dos cabelos. Ainda é rica em cálcio, fósforo,e do ferro que contribui na boa formação do sangue.

Mixirica/Tangerina: fontes das vtaminas A, B e C, aindapossui cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. Além dos benefícios davitamina C no desenvolvimento dos dentes e ossos, esta vitamina associada aalimentos que contenham ferro, auxilia a absorção desta pelo organismo.

Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037)
Médico Nutrólogo
Site: www.clinicaasinelli.com
Email:maximoasinelli@terra.com.br

FONTE: Toda Comunicação








Comente esta notícia