Azeite: alimento garante saciedade, é saudável e ideal para quem segue uma rotina fitness | Guia da Culinária
 
 
 
 
Você está aqui : Home > Notícias > Azeite: alimento garante saciedade, é...
04/05/2018

Azeite: alimento garante saciedade, é saudável e ideal para quem segue uma rotina fitness

Lívia Nogueira, nutricionista do Oba Hortifruti, explica os benefícios e dá dicas de como apostar em um dos temperos mais versáteis e garantir sabor e saúde à mesa

Compartilhe:




Azeite: alimento garante saciedade, é saudável e ideal para quem segue uma rotina fitness
Azeite: alimento garante saciedade, é saudável e ideal para quem segue uma rotina fitness

Seja em saladas, nos legumes ou para grelhar as carnes, o azeite é um dos temperos mais consumidos e mais versáteis. Sabe aquele toque especial, com sabor de quero mais? Indispensável à mesa, o alimento é um grande aliado à alimentação saudável e ideal para quem segue uma rotina fitness, incluindo dietas low carb. Para inovar nos pratos e aproveitar seus benefícios da melhor forma, Lívia Nogueira, nutricionista do Oba Hortifruti, dá dicas especiais.

Antes de tudo, vamos aos seus pontos fortes!

É GORDURA BOA: o azeite é um óleo rico em gordura monoinsaturada, que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom colesterol (HDL).

TEM EFEITO ANTI-INFLAMATÓRIO: essa mesma gordura monoinsaturada tem efeito anti-inflamatório, e é capaz de reduzir a inflamação causada pelas gorduras.

GARANTE SACIEDADE: outro ponto forte da ingestão de azeite, é o aumento do hormônio da saciedade (serotonina) no sangue. Com isso, ajuda, consequentemente, quem busca emagrecimento.

DEIXA A PELE MAIS BONITA: o alimento ajuda a manter a pele mais jovem e bonita, pois é rico em antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce.

AZEITE X DIETAS LOW CARB

Pra quem segue uma rotina de alimentação saudável, o alimento pode e deve fazer parte da vida “fitness”, sempre associado às atividades físicas. “Em dietas ‘low carb’, por exemplo, o azeite funciona como uma importante fonte energética e, muitas vezes, pode inclusive entrar em substituição parcial dos carboidratos – se bem ajustados podem auxiliar grandemente nos processos de redução de gordura corpórea”, explica a nutricionista. A quantidade diária indicada é de 30ml por dia, o que equivale a 6 colheres de chá por dia.

AZEITES E SUAS NACIONALIDADES

Uma vez que o azeite já é um dos queridinhos no mundo todo, não faltam opções saborosas e de qualidade para incluir na rotina. Entre os destaques, estão os de nacionalidade Espanhola, Portuguesa e Italiana.

Azeite Extra virgem Espanha Oba Bem Querer - Elaborado apenas com azeitonas espanholas, esse azeite de oliva extra virgem tem sabor doce e aroma de folhas verdes, ligeiramente amargo e picante, com notas de frutos secos e maçã.

Azeite Extra virgem Português Colheita Oba Bem Querer

Desde o século XVI, Portugal é referência em produzir e exportar nobres azeites. De lá, o Oba trouxe este de toque frutado maduro e doce, que une sabor, baixo teor de acidez e todos os benefícios para uma vida saudável.

Azeite Extra virgem Portugal Oba Bem Querer - Diretamente de Portugal – um dos países mais reconhecidos na produção de azeites, o é frutado e suave, com algumas notas de verde, ligeiramente amargo e picante. Assim como o citado acima, é versátil e pode acompanhar diferentes tipos de pratos!

Azeite Extra virgem Italiano Oba Bem Querer

Produzido a partir de um blend (combinação) de azeitonas selecionadas do mediterrâneo, este azeite importado pelo Oba apresenta sabor frutado maduro, levemente amargo e picante, bem balanceado.

Quando usar? O ideal é usar o azeite na finalização dos pratos. Isso, porque durante a cocção, a alta temperatura pode oxidar as propriedades do alimento, o que reduz a sua qualidade. “O mesmo resultado vale para a exposição à luz do sol, por isso, uma dica importante é guardá-lo em locais frescos e sem luz natural”, indica. Na hora das refeições, a sugestão é usá-lo para temperar os pratos prontos, em saladas ou até como uma opção saudável para substituir a margarina e a manteiga, em pães e torradas.

Na hora da compra, deve-se escolher sempre o do tipo extra virgem, que é mais puro do que os demais, pois passa por um processo de prensagem a frio que preserva seus nutrientes e vitaminas, ou com baixa acidez, de até 0,8%.

Vamos às receitas?


Manteiga de azeite



Manteiga de azeite- (ideal para substituir manteiga e margarina)

INGREDIENTES:
2 xícara (chá) de Azeite Espanhol Oba Bem Querer
Ervas a gosto (orégano, manjericão, alecrim, louro, sálvia)
Pimenta-do-reino em grãos moídos na hora
Alho triturado a gosto (opcional)

MODO DE PREPARO:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em um pote com tampa e leve ao congelador durante todo o dia para se solidificar. À noite, coloque na geladeira para amolecer e adquirir textura de manteiga. Na manhã seguinte, você já poderá usar a sua manteiga de azeite. Passe no pão, na torrada, na bolacha, enfim, use como uma manteiga ou margarina. Conserve na geladeira (dura bem por quase um mês).


ASPARGOS COM PRESUNTO DE PARMA

INGREDIENTES:
8 unidades de aspargo
2 fatias de presunto de parma
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Azeite Espanhol Oba Bem Querer
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO:
Pré-aqueça o forno a 180C. Coloque os aspargos em água fervendo por 3 minutos. Abra uma folha de presunto em um tabuleiro. Coloque quatro aspargos por cima do presunto de parma. Regue os aspargos com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta. Feche o presunto envolvendo os aspargos. Salpique o queijo e asse por 5 minutos.

Sobre o Oba Hortifruti
A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
Atualmente, a marca possui mais de 30 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo e Distrito Federal. Com quase 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.
É gostoso comer bem!

Acesse:

FONTE: Paula Conceição Comunicação








Comente esta notícia