Você está aqui : Home > Notícias > Aprenda segredos para incrementar sopas...
21/06/2017

Aprenda segredos para incrementar sopas e caldos com a chegada do inverno

Chef Estevan, professor do curso de gastronomia do IFBG ensina receita de creme de couve-flor

Compartilhe:




Aprenda segredos para incrementar sopas e caldos com a chegada do inverno
Aprenda segredos para incrementar sopas e caldos com a chegada do inverno

A procura por pratos e receitas quentinhas aumenta quando o frio chega. É nesta época do ano que a maioria dos restaurantes passa a oferecer no menu as mais variadas opções de sopas, caldos e cremes. Apesar de os três parecerem o mesmo prato o chef Estevan Souza, professor do curso de gastronomia do Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia explica a diferença entre eles.

A sopa é considerada um dos pratos mais antigos do mundo. É importante fonte de vitaminas e nutrientes. São cozidos de vegetais picados, carnes, peixes e mariscos. Há ainda as sopas frias, como gaspacho (tradicional sopa espanhola feita de tomate) e minestrone (italiana, é feita com legumes cortados, macarrão ou arroz). As variações são os caldos e os cremes.

A escolha da textura da sopa também é um passo importante, pois as guarnições variam de acordo com esta etapa. “Podemos citar como exemplo a famosa sopa de cebola francesa que é levada ao forno no final do preparo para ser gratinada e recebe em sua superfície uma fatia de pão com queijo parmesão, mas também se pode usar massa folheada para ter um resultado diferente”, argumenta Estevan.

Já o caldo é a receita mais simples e inclui legumes, e às vezes especiarias. Seja ele de carne, frango, peixes será a base para a mistura de outros ingredientes que darão a textura e sabor ao prato.

Uma outra opção são os cremes, normalmente um caldo que leva leite ou algum tipo de queijo. São mais grossos e gordurosos – ainda mais indicados para esquentar o corpo no frio.

Mas, independente da receita o chef explica que para ter sucesso é importante buscar por matérias-primas de boa procedência. “Preparar um caldo saboroso é a base para uma sopa ou creme extraordinário”, aponta.

Receita de Chef
Para aproveitar o clima frio o chef Estevan sugere uma receita de Creme de couve-flor com vieiras. Neste prato o sabor da vieira se torna marcante em comparação ao sabor suave do creme de couve-flor, acompanhe:
Creme de couve-flor com vieiras

Sobre Estevan Souza
Formado em gastronomia com especialização na Suíça, Estevan tem mais de 10 anos de experiência como chef de cozinha atuando em restaurantes e seis anos como professor de gastronomia, em instituições como Senac, IGA e atualmente à frente das aulas do Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia em Campinas. Em 2008, conquistou medalha de ouro no campeonato de gastronomia Zagg, realizado na Suiça.

Sobre o IFBG
O Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia (IFBG) chegou a Campinas em 2013 e oferece formação completa em alta gastronomia francesa tanto para chefs profissionais, quanto para quem deseja conhecer a arte da alta gastronomia em todas as suas nuances.

Com programas que englobam as principais técnicas, métodos e ensinamentos da culinária com padrão internacional o IFBG oferece cursos profissionalizantes de longa e de curta duração, além de workshops e palestras com intuito de levar o público a uma imersão à verdadeira arte do sabor, do requinte e da beleza em comer e degustar dos alimentos mais simples aos mais exóticos. Para mais informações, agenda de eventos e inscrições acesse: ou ligue para (19) 3579-9033 e (19) 3579-9036

Serviço:
Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia (IFBG)
Local: Avenida Orozimbo Maia, 1573 – Cambuí - Campinas, SP – Brasil
Informações para a imprensa

FONTE: Newslink Comunicação








Comente esta notícia