Você está aqui : Home > Notícias > Parque Villa-Lobos recebe oitava...
12/12/2017

Parque Villa-Lobos recebe oitava edição do Festival de Gastronomia Orgânica

Nos dias 27 e 28 de maio, evento reunirá chefs renomados e associações de agricultores de todo o país em programação para todas as idades

Compartilhe:



O Festival de Gastronomia Orgânica - Da Terra ao Prato está chegando. Nos dias 27 e 28 de maio, o evento levará ao Parque Villa-Lobos uma ampla programação gratuita, desde feira de produtos cultivados por agricultores de todo o país, atividades para crianças, rodas de conversa sobre a importância da agricultura e da alimentação orgânica, espaço bem estar e chefs renomados trazendo receitas apenas com ingredientes da terra.

Nomes como Renato Caleffi, do Le Manjue Organique, e José Barattino, do Eataly, estarão na Cozinha Evolutiva compartilhando experiências e receitas com o público. No Território da Criança, onde é possível encontrar rodas de conversas para a família, com educadores, cozinheiros e nutricionistas criando diálogos sobre educação alimentar infantil, Bel Coelho fará uma oficina culinária com os pequenos, que também poderão aprender sobre sementes com Daniel Vernacci, da Oficina D’Orgânico. Todas as aulas são gratuitas e é preciso chegar uma hora antes para pegar o ingresso. 40 vagas por aula.

Produtos inovadores confeccionados de forma artesanal por empresas, pequenos agricultores, associações e coletivos de todo o país estarão expostos na Feira de Produtos. Quem visitar o Festival, poderá encontrar as geleias do Engenho da Terra, orgânicos diversos (queijos, mel, verduras, frutas, legumes) como os da Fazenda Tamanduá, do Circuito EcoVida e do Solli Orgânicos, cosméticos naturais, como os cremes, shampoos e sabonetes da Odylique e os desodorantes da Uh Me, panelas com revestimento ecológico da Organic e muito mais.

Opções também não vão faltar para aqueles que querem experimentar receitas gostosas com ingredientes da terra. Na Feira Gastronômica, os chefs são desafiados a compor pratos apenas com alimentos do universo vegetal, que normalmente são considerados guarnições ou complementos. Nesse espaço, o público poderá encontrar delícias como o Baião de Dois com chips de banana e chips de batata doce do Restaurante Maha Mantra, comidinhas com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) da chef Carina Müller, Risoto Integral de Cajú a Potigar de Renato Caleffi, do Le Manjue, entre outros. Os preços variam entre R$ 10 e R$ 40.

No Espaço Bem Estar o público poderá desfrutar de palestras e rodas de conversas sobre temas relacionados à saúde e ao bem estar, além de atividades terapêuticas como yoga, massagem, pilates e danças, práticas que reconectam o corpo e a alma.

Cultivando os Saberes da Terra

Em 2017 o Festival de Gastronomia Orgânica também dará início ao projeto Cultivando os Saberes da Terra, que vai debater a importância da merenda escolar orgânica. No Villa-Lobos, o evento vai proporcionar um encontro entre educadores e produtores que fornecem alimentos para escolas, a fim de traçar metas e propor um calendário de ações ao longo do ano para que o debate sobre o tema avance no Brasil. Hoje, a cidade de São Paulo é a referência no país e a ideia é que o projeto leve a discussão para outros municípios brasileiros.

O encontro ocorrerá no Espaço Vida e os seguintes temas serão abordados:
1) PANCs – Sobre o reconhecimento e o uso das Plantas alimentícias não Convencionais
2) Hortas pedagógicas – depoimentos de projetos de sucesso
3) Agricultores que fornecem para alimentação escolar
4) Agricultor orgânico que realizou a transição agroecológica
5) Agricultor como educador

O principal parceiro do Festival nessa empreitada será o Sítio Escola Portão Grande, ONG de Várzea Paulista, no interior do estado, que desde 2012 produz e oferece alimentos orgânicos de alto valor nutricional e estimula a vivência prática da agro-pedagogia. No Território da Criança, a instituição fará uma oficina de compostagem e minhocário caseiro.

Sobre o Festival de Gastronomia Orgânica - Da Terra ao Prato

O Festival de Gastronomia Orgânica - Da Terra ao Prato é um dos maiores eventos da América Latina sobre gastronomia limpa e tem como principal missão fomentar a agricultura orgânica. Em sete anos de história, já discutiu temas como ecogastronomia, aproveitamento total dos alimentos e as relações entre alimentação e o impacto ambiental, além de trazer ingredientes brasileiros e naturais pouco conhecidos do público, como as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

Idealizado pela chef Leila D. em 2010, tem o propósito de fomentar, divulgar e promover através da gastronomia toda a cadeia orgânica sustentável, conectando produtores, chefs e público, pois acredita que esse é um movimento transformador da realidade social.

Todos os produtos expostos no evento apresentam a Certificação de Orgânicos ou têm o certificado de transição creditado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Serviço:
Festival de Gastronomia Orgânica – Da Terra ao Prato
27 e 28 de maio
Parque Villa-Lobos, das 9h às 18h
Grátis

Expositores - Feira de Produtos
Engenho da Terra (geleias orgânicas), Fazenda Tamanduá (produtos como queijos, mel, frutas, legumes, verduras), Organic Panelas Ecológicas, UH ME, Circuito Eco Vida, Surya, Acqualive, Odylique, Vem pro Solli, Livraria da Vila, ARCAH, Cooperafloresta,

Feira Gastronômica
Oficina D’Orgânico, Maha Mantra, Idolo Giusti, Le Manjue Organique, Carina Müller, AMMA Chocolate, JuiceMe, Pão, Tangerini Petit, Nambu.

Programação - Sábado

Cozinha Evolutiva:
10h - Carina Muller - PANCada Louca!
14h - Tiago Negrão - Palestra sobre Cozinha Viva
15h - José Barattino
16h - Suzan Zacchini e APOI- Fogo - Palestra sobre vegetais grelhados
17h - ARCAH - Inclusão através da permacultura e produção de alimentos agroecológicos

Território da Criança:
9h30 - Daniel Vernacci - Oficina Bomba de Sementes
11h15 - Nutricionista Tereza - Delicinha de inhame
13h - Sítio Escola Portão Grande - Oficina de compostagem e minhocário caseiro
14h45 - Bel Coelho - Oficina Culinária
16h15 - Adriana Vernacci - Oficina dos Cinco Sentidos

Programação - Domingo

Cozinha Evolutiva:
10h - Carolina Tiemi - AMMA
11h - Ana Tomazzoni - Aula sobre Slow Food
14h - Flávia Spielkamp - Aya Cusine
15h - Renato Caleffi - Gulodices Funcionais e uso do Thermomix
16h - Dr. Alberto Peribanez Gonzalez - Lançamento do livro Cirurgia Verde

Território da Criança:
9h30 - Priscila Moretto - Oficina Expedição Primeiro Prato
11h - Larissa Mazza - Roda de Conversa Família e Crianças - De onde vêm os alimentos?
13h - Show Companhia Vagalume - Lançamento do Disco Insetos do Céu
14h30 - Arte Cuca - Oficina de desenhos com frutas e legumes

FONTE: TAO Public Relations








Comente esta notícia