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22/05/2015

Café Gourmet Santa Monica comemora o Dia Nacional do Café

Somos tão apaixonados por café que a bebida ganhou uma data exclusiva no Brasil

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Café Gourmet Santa Monica comemora o Dia Nacional do Café
Café Gourmet Santa Monica comemora o Dia Nacional do Café

Desde 2005, 24 de Maio passou a ser o Dia Nacional do Café. A data, incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos por sugestão da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias, pelas indústrias e pelo varejo.

Bebida milenar, o café tem a capacidade de estar sempre atual e moderno graças aos investimentos das indústrias e dos fabricantes de produtos em inovação. Hoje são tantas as variedades e marcas de café, máquinas e acessórios à disposição do consumidor que é possível ter uma pequena cafeteria em casa, o que vem contribuindo para o aumento do consumo da bebida.

A divulgação de novas formas de preparo, a popularização dos ‘espressos’, cappuccinos e a divulgação de outras combinações com leite, chocolate e especiarias estão disseminando a vocação gourmet do café e conquistando cada vez mais apreciadores. Além disso, a melhoria da qualidade do café que é ofertado vem impulsionando o mercado brasileiro que hoje é um dos que mais cresce. Somos o segundo maior consumidor da bebida, atrás apenas dos Estados Unidos, e o maior produtor de café do mundo.

“O mercado de cafés especiais cresce mais de 20% ao ano no Brasil, pois as pessoas estão conhecendo e aprendendo a apreciar produtos gourmet”, afirma Marcelo Moscofian, diretor do Café Gourmet Santa Monica.

Plantado em uma região com altitude acima de 1200 m - condição essencial para se obter um produto com características gourmet - o Café Gourmet Santa Monica utiliza grãos 100% arábica de origem controlada, cultivados através da ferti-irrigação por gotejamento.

Na Fazenda Santa Monica, o processo de produção do café é acompanhado desde o nascimento do fruto, incluindo a seleção dos grãos e a torrefação em máquinas e processos exclusivos para garantir a integridade do produto.
“Investimos cerca de R$ 250 mil por ano em nossa safra, cujo principal segredo é a adubação orgânica com ferti-irrigação que consegue aumentar a produtividade em até 100%. Nossa colheita acontece em duas etapas, de junho a agosto, e a secagem é feita no terreiro sob o Sol para preservar a doçura do café. Depois de secos, os grãos são armazenados para descansar durante um ano antes da torra para garantir as características de uma bebida gourmet”, explica Arthur Moscofian Júnior, presidente do Café Gourmet Santa Monica.

Com atuação focada no segmento de food service, o Café Gourmet Santa Monica foi o pioneiro no Brasil a produzir café gourmet, iniciando suas operações em 1985, com a produção de grãos na região de Machado, no Sul de Minas Gerais.

A empresa oferece para o consumidor sua linha de produtos com a mesma qualidade que é servida em cafeterias, restaurantes, panificadoras e lojas especializadas.

O Café Torrado em Pó Santa Monica, em opções de 250g e 500g, é embalado a vácuo, o que reduz a oxidação natural, garantindo durabilidade no aroma e sabor.

Já o Café Torrado em Grão Santa Monica, oferecido em embalagens de 1 kg, também pode sem encontrado em pacotes de 250g e é ideal para aqueles que preferem tomar um café moído na hora.

Além disso, sua embalagem especial tem válvula desgaseificadora que possibilita a preservação das características sensoriais do produto até a moagem.

O Café Gourmet Santa Monica pode ser encontrado em panificadoras, cafetarias e restaurantes e em redes de varejo como St. Marche e nos Empórios Santa Luzia, Santa Maria, Dinis e Madrid, em São Paulo. Os produtos também estão disponíveis no e-commerce e .

FONTE: Matéria Primma Comunicação








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