Você está aqui : Home > Notícias > Setor de alimentação teve crescimento...
03/03/2015

Setor de alimentação teve crescimento de 6,8% no franchising brasileiro

O segmento teve um aumento de 7,5% em número de novas marcas

Compartilhe:



O setor de alimentação, um dos mais expressivos e consolidados no franchising brasileiro, continua crescendo, mas em um ritmo menor. Em 2014, o segmento atingiu o faturamento de R$ 25,6 bilhões no mercado de franquias do Brasil, representando um crescimento de 6,8%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Segundo o balanço anual realizado pela entidade, o setor de franquias cresceu 7,7% em 2014, atingindo o faturamento de R$ 127,3 bilhões. Só no ramo de alimentação, o número de marcas no Brasil teve um aumento de 7,5% e em unidades de 8,4%.

Com base nos dados conquistados no mercado de alimentação, podemos citar as redes, Los Paleteros, Patroni e Let’s Eat, que tiveram um crescimento audacioso em 2014.

A Los Paleteros foi uma das marcas que ganhou destaque no segmento de franchising após a explosão do mercado de paletas. A rede, que havia faturado R$ 6,3 milhões em 2013, conquistou um faturamento de R$ 70 milhões e vendeu cerca de 10 milhões de paletas em 2014. Para 2015, a marca irá dobrar de tamanho ao implantar 75 novas unidades. Além disso, a rede irá apostar em parcerias de co-branding que visam o lançamento de sabores diferenciados.

´´O mercado de sorvetes cresceu 70% nos últimos cinco anos e há uma aposta de aumento de 24% nos próximos quatro anos. Hoje já contamos com uma aceitação de 95% dos nossos consumidores, o que reforça nossa expectativa em relação à expansão dos negócios´´, explicam os sócios Gilberto Verona e Gean Chu, que estão à frente da marca.

Após completar 30 anos e passar por uma reformulação de marca, a rede Patroni, maior do segmento de pizzarias no Brasil, anuncia a abertura de 95 novas unidades até o final do ano. A prospecção é que 45 destas sejam no formato clássico ou premium. As outras 50 unidades são esperadas com base na nova modalidade de negócio lançada pela marca, em novembro de 2014, o Patroni Expresso. A marca decidiu apostar nesta novidade uma vez que recebe diariamente consultas para franquia de diversos investidores que possuem até R$ 150 mil para investir.

“O Patroni Expresso foi criado para atingir jovens e adultos, das classes B, C e D, visando proporcionar agilidade no atendimento, sabor, produtos exclusivos da marca e opções com preços acessíveis. O novo conceito foi estruturado para a compra por impulso, já que a loja pode ser considerada um destino casual devido à localização privilegiada que terá em pontos estratégicos, em locais que possuem ampla movimentação e aglomeração de pessoas”, explica o presidente, Rubens Augusto Junior. Em 2014, a marca conquistou o faturamento de R$ 335 milhões.

Uma nova marca que está apostando no segmento de alimentação também é a Let’s Eat, rede de hamburgueria e comida mexicana que já fatura aproximadamente R$ 700 mil reais por mês. A rede que começou sua expansão ano passado e possui atualmente cinco unidades no Estado de São Paulo, sendo uma própria (Campinas) e quatro franquias (Indaiatuba, Piracicaba, Itu e capital paulista), pretende crescer 80% em 2015, chegando a 20 lojas em todo o Brasil.

O franchising continua sendo uma ótima alternativa aos que desejam investir em um novo negócio. O segmento manteve um baixo índice de fechamento de negócios. De acordo com o levantamento feito pela ABF, a mortalidade de empresas no sistema de franquias foi de 3,7% em 2014. O índice de mortalidade dos negócios tradicionais é de 24,9% em dois anos, segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).


FONTE: Economidia








Comente esta notícia