Você está aqui : Home > Notícias > Queijos europeus para o inverno
24/06/2022

Queijos europeus para o inverno

Amado desde os tempos dos Sumérios, o queijo, esse ingrediente repleto de vitaminas, conta com harmonizações que vão muito além dos vinhos

Compartilhe:




Queijos europeus para o inverno
Queijos europeus para o inverno

Alimento milenar, rico em gorduras e de fácil transporte, os queijos europeus são uma ótima pedida para o inverno e caem muito bem como ingredientes de diversos pratos, desde os doces até os salgados. Além disso, as diferentes propriedades nutricionais que o ingrediente carrega beneficiam nossa dieta diária e nos ajuda a enfrentar estes dias gélidos com muito mais graça e sabor.

Dentre todas estas propriedades, vale destacar que os queijos são forte fonte de proteínas, aminoácidos, cálcio e gorduras naturais de alta qualidade. Eles também possuem quantidade significativa de gorduras ômega-3, nutriente importante para a constituição e fluidez das membranas cerebrais, redução da pressão sanguínea, ação anti-inflamatória e são bons até mesmo para a saúde dos olhos.

Entre os queijos ricos em tais propriedades vale ressaltar o francês Mimolette, que é repleto de gorduras boas, proteínas (que ajudam na perda de peso e no controle de apetite) e vitaminas. O também francês Bleu d´Auvergne é outra variedade de queijo interessante, que possui um aroma herbáceo persistente devido à qualidade do leite das vacas da região (que se alimentam de ervas repletas de flores), e é abundante em cálcio, fósforo, vitamina A, vitaminas B2, B12, zinco e ômega 3.

Já o famoso Brie francês contém proteínas, riboflavina e muita vitamina B12, que promove pele e visão saudáveis. Estes dois nutrientes desempenham um papel fundamental na produção de energia do corpo humano. Além disso, o Brie também é uma grande fonte de cálcio, importante para o desenvolvimento ósseo.

Dentre tantos usos para um ingrediente tão versátil, selecionamos a receita ‘‘Batatas Gratinadas com Queijo Brie’‘ diretamente do site francês Marmiton para aquecer suas refeições da estação.

BATATAS GRATINADAS COM QUEIJO BRIE

Tempo de preparo: 1h40
Dificuldade: Muito fácil

Ingredientes:
4 dentes de alho
1 kg de batata
100 g de manteiga
Noz-moscada
Pimenta-do-reino
Sal
350 g de queijo Brie
1 pote pequeno de creme de leite fresco

Modo de Preparo
Preparo: 1 hora
Cozimento: 40 minutos

Corte os dentes de alho.
Derreta a manteiga em uma panela, adicione o alho e 100 g de queijo Brie.
Mexa e adicione o creme de leite fresco. Continuar a mexer e abaixe para fogo brando.
Descasque as batatas, corte em fatias e adicione a mistura de manteiga - Brie - creme na frigideira. Deixe ferver em fogo brando durante alguns minutos.
Retire a panela do fogo, transfira seu conteúdo para a assadeira e adicione sal.
Corte o resto do queijo Brie e coloque-o por cima.
Polvilhe o gratinado com noz-moscada e pimenta-do-reino moídas na hora e leve para assar no forno preaquecido a 180°C durante 30 a 40 minutos. Fique de olho no gratinado para não queimar e sirva como acompanhamento ou mesmo como prato principal. Bon appétit !

Sobre a Campanha Prazeres da Europa | Queijos da França

A campanha tem como objetivo divulgar e promover os queijos da União Europeia e, sobretudo, da França. Mercadorias da mais alta qualidade, produzidas de forma tradicional, que utilizam o savoir-faire e técnicas ancestrais, a partir das melhores matérias-primas.

O Centro Nacional Interprofissional para a Economia Leiteira (CNIEL) é uma organização francesa sem fins lucrativos dirigida por quatro federações que representam toda a cadeia produtiva do setor leiteiro da França: a Federação Nacional dos Produtores de Leite, a Federação Nacional das Cooperativas de Lacticínios, a Federação Nacional das Indústrias de Lacticínios e a Federação de Comércio e Distribuição.

FONTE: Interamerican Network








Comente esta notícia